Respiração consciente

Respiração consciente

 

 
Thich Nhat Hanh
 
Há uma série de técnicas de respiração que podem ser usadas para tornar a vida mais intensa e agradável. O primeiro exercício é muito simples. Enquanto inspira, você diz para si mesmo, "Inspirando, sei que estou inspirando". E enquanto expira, diga, "Expirando, sei que estou expirando". Só isso. Você reconhece sua inspiração como uma inspiração e sua expiração como uma expiração. Não é nem necessário recitar a frase inteira. Você pode usar apenas uma palavra de cada vez:"Inspirando" e "Expirando". Essa técnica pode ajudá-lo a manter seu pensamento na respiração. Enquanto realiza o exercício, sua respiração irá se tornar calma e suave, e sua mente e seu como também irão adquirir calma e suavidade. Esse exercício não é difícil. Em apenas alguns minutos você perceberá os frutos da meditação.
Inspirar e expirar são atividades importantes e agradáveis. Nossa respiração é o elo entre nosso corpo e nossa mente. As vezes pode ocorrer que nossa mente esteja ocupada com uma coisa e nosso corpo com outra; com isso a mente e o corpo estejam desunidos. Quando nos concentramos em nossa respiração, ''Inspirando'' e ''Expirando'', reunimos novamente a mente e o corpo, tornando-nos inteiros de novo. A respiração consciente é uma ponte de grande importância.Para mim, a respiração é uma alegria imperdível. Todos os dias, pratico a respiração consciente e na minha salinha de meditação escrevi esta frase:
''Respire, você está vivo!'' Só a respiração e o sorriso já podem nos fazer muito felizes, porque, quando respiramos conscientemente, conseguimos nos recuperar por inteiro e encarar a vida no momento presente.

 




Total de visitas: 159579