Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Meditação como prática terapêutica:

Meditação como prática terapêutica:

O que dizem as pesquisas médicas

 

meditação é praticada há muito tempo e está presente em quase todas as formas de religião e disciplinas espirituais, tais como o Budismo e o Hinduísmo, entre tantas outras.

A prática meditativa é mencionada algumas vezes na Bíblia, quando se conta que alguns Profetas se retiravam da vida cotidiana para falar com Deus e receber instruções.

Jesus, o Cristo meditou e jejuou por 40 dias no deserto!

 

Meditação é apenas uma prática espiritual?

Conhecida por há muitos anos no oriente e considerada apenas como prática espiritual, a meditação chegou ao ocidente nos anos 60, ganhou diversos adeptos, e passou a interessar os ocidentais, estimulando investigações médicas e científicas.

Diversas pesquisas são feitas desde da década de 70, e atualmente temos os resultados de diversos estudos que colocam a prática meditativa além da espiritualidade, pois verificou-se que meditar com frequência também faz bem ao corpo e as emoções.

 

Meditação é reconhecida como prática terapêutica

Em 2006, a agência do governo dos Estados Unidos, responsável por diversas pesquisas médicas, reconheceu a meditação como uma prática terapêutica, autorizando o seu uso como tratamento complementar à medicina convencional.

No mesmo ano, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o País.

 

Meditação como auxiliar em diversos tratamentos

E assim, atualmente a meditação é vista como uma prática que pode auxiliar não apenas na prevenção de diversas doenças e desequilíbrios, como também é largamente recomendada por médicos para o tratamento complementar de uma série de problemas de saúde.

 

A prática da meditação deve ser diária

Biólogos, psicólogos, neurologistas e outros profissionais ligados á área da saúde, dedicam-se a pesquisar os efeitos da prática meditativa na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.

Embora os efeitos positivos da prática meditava sejam sentidos dede a primeira sessão, os resultados das pesquisas da Unifesp mostram que a sua prática deve ser constante, especialmente se usada em sua forma terapêutica.

“É como comer ou fazer exercícios. Não adianta só uma semana para que você se mantenha saudável. A meditação precisa ser uma atividade diária. Os efeitos são sentidos em longo prazo.”, diz José Roberto Leite, psicólogo coordenador da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp .

 

 1.400 estudos científicos sobre a meditação

Existem atualmente cerca de 1.400 estudos científicos sobre a meditação e seus efeitos, concluídos e registrados no mundo todo.

 

Enumerei abaixo apenas 6 destes benefícios, não esgotando o tema aqui.

Há muito mais!

 

1. Relaxamento físico, mental, emocional e metabólico

As primeiras pesquisas sobre a prática meditativa datam da década de 70, quando o cardiologista Herbert Benson, da Universidade de Harvard, constatou que ao meditar, o organismo consome 17% menos oxigênio, ritmo cardíaco diminui e as ondas cerebrais alcançam o ritmo teta, mais lento e poderoso.

Roberto Cardoso, médico e pesquisador da área de meditação na Unifesp, diz: - “É como se o nosso cérebro entrasse num estado com redução máxima do consumo de energia, mantendo apenas as mínimas funções para continuar ligado.”.

Isto significa que o organismo entra num estado de repouso, diminuindo a ansiedade, resultando em uma sensação de relaxamento completo. Este é o estado oposto ao estresse.

Herbert Benson, em seu livro Medicina Espiritual, afirma que 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas apenas usassem a mente para combater as tensões causadoras de complicações físicas.

 

2. Melhora de dores crônicas

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) analisaram 500 estudantes que nunca haviam meditado. Os participantes fizeram um treinamento de 20 minutos da prática, durante três dias consecutivos e, depois, foram submetidos a testes com choques elétricos.

Os resultados, publicados no The Journal of Pain, apontaram que a meditação ajudou a aliviar a dor, mesmo que os estudantes fossem iniciantes.

Segundo o autor do estudo, Fadel Zeidan, a meditação pode ser capaz de reduzir as respostas emocionais do corpo, principalmente as que estão relacionadas à dor. Quando alguém está esperando um estímulo doloroso, a dor fica mais acentuada. Mas se você se concentrar na respiração de uma forma relaxada, terá menos expectativa de dor.

 

3. Antídoto para depressão

Segundo estudos das universidades americanas Stanford e Columbia, a meditação tem uma importante contribuição aos estados emocionais equilibrados, pois, ao meditar, o corpo inibe a produção de adrenalina e cortisol – hormônios secretados nas situações de estresse, ao mesmo tempo em que estimula no cérebro a produção de endorfinas – um tranquilizante e analgésico natural tão poderoso quanto a morfina.

A endorfina é também responsável pela sensação de leveza, bem estar e alegria.

Além disso, um estudo realizado na Universidade Cambridge, nos Estados Unidos, constatou a meditação aumenta a produção serotonina no cérebro, o hormônio relacionado à sensação de felicidade, sendo considerado um antidepressivo natural.

Nesse estudo, algumas pessoas em tratamento de depressão foram ensinadas a meditar e observou-se que houve uma redução considerável das doses de antidepressivos.

Em muitos casos, houve a cura completa do estado depressivo, liberando os pacientes do uso de medicamentos.

Lembrando que já está provada a grande relação da alegria com a melhoria do sistema imunológico.

 

4. Benefícios ao coração e equilíbrio da pressão arterial

O National Institutes of Health financiou pesquisas relacionadas á praticas meditativas, e os resultados mostraram que a meditação, se praticada com frequência, auxilia no tratamento da hipertensão, ao combate aterosclerose e previne ataques cardíacos e derrames.

 

5. Prevenção do Alzheimer e controle de hiperatividade

Cientistas da Universidade Emory, em Atlanta (Estado Unidos), descobriram que meses de meditação intensa podem aguçar o cérebro a ponto de ajudar a tratar distúrbios relacionados à desordem do pensamento, como déficit de atenção, hiperatividade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade e Alzheimer.

As conclusões deste estudo, dizem que meditação contribui para regular a mente, aumentando a capacidade de limitar as distrações e confusões de pensamento.

 

6. Equilíbrio das emoções

Outros estudos mostram que a meditação redução do fluxo sanguíneo no cérebro, ativando o sistema límbico-cerebral, área do cérebro responsável pelas emoções e pela memória, entre outras funções.

Estes estudos concluem que a sede das emoções tem sua atividade redobrada, o que explica a influência da meditação sobre o equilíbrio das emoções e da personalidade.

 

 

Meditação: Tornando-se Um com o Centro da Galáxia

 

Ilustração de Marcelo Dalla

 

Esta meditação foi especialmente canalizada para o Projeto Meditação Ilustrada de Marcelo Dalla, que a ilustrou de forma tão divina e divertida, como podem ver acima.

Quando recebi o convite, algumas das meditações que tenho prontas aqui começaram a me vir á mente, mas nenhuma estava me chamando “pelo coração”. E por isso, não conseguia decidir.

Até que certo dia, numa das minhas aulas, uma Amiga Pleiadiana, Záfira, se aproximou e dirigiu uma linda meditação com foco no Centro da Galáxia.

Imediatamente soube que essa seria a meditação que enviaria para o Meditação Ilustrada!

 

Informações de Záfira

O Centro da Galáxia emite uma forte Luz que se expande para toda a Galáxia e tem a função de organizar tudo o que nela existe, segundo a Ordem Divina.

Essa forte Luz também transmite a Essência de Vida Perfeita para todos os Seres e Planetas.

Nós e a Galáxia trocamos informações constantemente, num sistema de feedback.

Fazemos isso de forma inconsciente e por este motivo não aproveitamos todo o potencial que essa Luz tem a nos oferecer.

Nós absorvemos a Luz e também emitimos Luz (ou luz), que por sua vez é absorvida pelo Centro Galáctico.

Isto significa que nós também enviamos nossas vibrações para o Centro da Galáxia.

Nessa troca, aquilo que emitimos nos é devolvido.

Mas pense que o Centro da Galáxia possui uma Luz elevadíssima e que ao entrar em contato com as nossas vibrações, imediatamente reconhece aquilo que está fora do padrão preferido do nosso Centro Galáctico: a Perfeição.

Nossas vibrações passam, então, por um processo de reorganização e quando retornam a nós nos chegam elevadas, dentro dos níveis que podemos suportar.

Enviar nossas vibrações ao Centro Galáctico, acompanhadas de nossas intenções, potencializa nosso processo criativo e assim temos a oportunidade de não apenas dissolver aquilo que nos prejudica, como também de criar a nossa realidade de acordo com os nossos desejos.

Diz Záfira: -“Este recurso é um presente de Deus!”
_______________________________________________________

Clique aqui para fazer o download do áudio.

 

Meditação guiada: Tornando-se Um com o Centro da Galáxia

Sente-se confortavelmente. Visualize-se dentro de uma cúpula de Luz Azul cobalto. Uma cúpula que te coloca dentro da Proteção de Arcanjo Miguel.

Diga em voz alta:

-”Arcanjo Miguel e Legiões de Luz: Em nome de Deus, em nome da Chama Trina em meu Coração, coloque sobre mim o seu Manto sagrado de proteção. Que as sua Espadas de Luz Azul sejam colocadas a meu favor, seccionais todas as ligações negativas dentro, fora e em torno de mim, a fim de que eu possa realizar esta meditação em Paz, Harmonia e Tranquilidade”.

-”Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonai Tsabaoth“. (3 vezes)

-”Eu invoco agora os meus Guias, Mentores e Mestres pessoais. Peço que me acompanhem, me orientem e me supervisionem, a fim de que seja feito o melhor para mim, aqui, agora e sempre”!

Observe a sua respiração. Simplesmente observe o fluxo: inspirar, expirar … inspirar, expirar.

Solte-se e permita que todo o seu Ser respire. Leve o ar por todo o seu corpo. Leve o ar até o seu baixo ventre.

Permita que todo o seu Ser respire. Seus pés respiram, suas pernas, seu abdomem, seus braços, coluna, pescoço, cabeça, todos os seus órgãos agora respiram.

Sinta o movimento da sua respiração em todo o seu corpo.

Perceba que a cada inspiração todo o seu Ser se infla. Quando você expira todo o seu Ser se esvazia.

Sinta o movimento da sua respiração em todo o seu corpo.

Conforme você respira, você traz a sua percepção para o aqui e agora.

Conforme você respira você percebe que pulsa.

Sinta o pulsar do seu Ser. Sinta o movimento da sua respiração.

Permita que a sua mente vá se esvaziando. Você escuta a minha voz e nada mais. Você sente o fluxo da sua respiração e nada mais. Você sente o pulsar de todo o seu Ser e nada mais.

Enquanto você sente os movimentos da sua respiração e o pulsar do seu Ser, perceba a sua ligação com o coração da Terra através de um canal de luz branca brilhante.

Conforme você respira, você também percebe o fluxo de respiração e a pulsação da Terra.

A Terra também respira e pulsa.

O pulso da Terra vem do seu Centro, o Coração da Terra, onde há um imenso e brilhante Diamante.

Expansão e contração … Sinta o pulsar da Terra. Você e a Terra pulsam num único ritmo.

A sua respiração e a sua pulsação se sintonizam com a pulsação e a respiração da própria Terra.

Sinta o pulsar do coração da Terra. Agora você e a Terra pulsam no mesmo ritmo.

Expansão e contração … continue prestando atenção no pulsar enquanto você se visualiza colocando seus pés na superfície do Diamante no Centro da Terra. Sinta a planta dos seus pés tocando a superfície deste imenso cristal.

Continue respirando e pulsando. Permita que seus pés se afundem no Diamante, como se você estivesse sobre areia movediça. Sinta Gaia, a Mãe Terra acolhendo você. Permita-se entrar no Diamante até onde for necessário. Tranquilize-se e nada tema se acaso entrar por inteiro neste imenso cristal. Simplesmente absorva a Luz brilhante que o Diamante irradia.

Conforme a Terra te acolhe, vocês se sincronizam e pulsam no mesmo ritmo.

E nesse ritmo unido, uma espiral dourada , ascendente se manifesta na sua frente. Você e a Terra são elevados até que você visualize o Centro da Galáxia. Você vê o Centro da Galáxia bem na sua frente, porém se mantém diante dela numa distância ótima para sentir e perceber a Luz, uma Luz branca platinada que pulsa e brilha . Os seus mentores estabelecerão uma distancia segura entre você e o Centro da Galáxia. Permaneça visibilizando esta imensa espiral de Luz – O Centro da Galáxia.

Permita-se flutuar na frente desta imensa espiral, o Centro da Galáxia enquanto você percebe que o Centro da Galáxia também pulsa.

Simplesmente vivencie a Luz. E neste contato o seu pulsar se sintoniza com o pulsar do Coração da Galáxia.

Inspire, expire, contração, expansão… você, a Terra e o Centro da Galáxia pulsam agora no mesmo ritmo. Solte-se e vivencie.

Neste pulsar há uma troca entre você e o Centro da Galáxia. Ao se expandir-se o Centro da Galáxia projeta Luz em sua direção. Luz que traz informações, informações de todo o Universo.

A Luz do Centro da Galáxia é organizadora, organiza toda a nossa Galáxia segundo a Ordem Divina, organiza todas as células, moléculas e elétrons, se expande trazendo informações.

Quando você inspira, você absorve a Luz que entra e penetra todo o seu Ser. E essa Luz segue por todo o seu Ser transformando e elevando células moléculas e elétrons do seu Ser.

Quando você expira, você irradia Luz em direção ao Centro da Galáxia, e essa Luz que você emite contém as informações do seu próprio Ser, assim como também contém as suas vibrações, os seus pensamentos, suas intenções e seus desejos.

Entre você e a Galáxia há uma troca intensa de vibrações: quando você inspira, absorve Luz. Quando você expira, emite as suas informações.

Inspire a Luz do Centro da Galáxia e permita que ela percorra todo o seu Ser.

Inspire Luz, expire tudo aquilo que já não te serve mais enviando também as suas intenções: Transmutar … transmutar … transmutar …

O Centro da Galáxia te devolve Luz, trazendo as soluções perfeitas.

Expire todos os seus problemas. Inspire soluções.

Expire as situações que não te fazem feliz. Transmutar … transmutar … transmutar …

Inspire situações transmutadas e harmonizadas.

Inspire Luz: regenerar, equilibrar, harmonizar ….

Expire desequilíbrios físicos. Transmutar … transmutar … transmutar …

Inspire seu corpo saudável, regenerado, rejuvenescido e equilibrado.

Expire todas as suas mágoas, ressentimentos e angústias.

Inspire o perdão, inspire harmonia, equilíbrio. Inspire Amor.

Expire pensamentos que não lhe servem mais.

Inspire pensamentos positivos e elevados.

Expire todas as suas preocupações. Expire todos os seus medos.

Inspire tranquilidade, força e coragem.

Todo o seu Ser é agora restaurado. Todas as suas situações são agora resolvidas e harmonizadas.

O Centro da Galáxia te coloca dentro da Ordem Divina.

Perceba-se complemente em Luz, por dentro e por fora.

E neste fluxo, neste ritmo unido entre você a Terra e o Centro da Galáxia, olhe novamente para o Diamante no qual você está. Perceba que você está em conexão harmoniosa com o Centro da Terra. Intencione trazer toda a Luz que você absorveu para o Centro da Terra.

Perceba-se que você está sobre o Diamante e sinta a sua Luz.

Comece a se fazer presente no aqui e agora.

Retorne e perceba o ambiente onde você está.

Ouça os barulhos ao seu redor.

Intencione manter a Luz que você absorveu em seus corpos.

Intencione manter a Ordem Divina dentro e fora.

Vá retornando, movimentando seus pés, suas mãos, sua cabeça.

Respire mais profundamente e perceba-se em Paz com tudo e com todos. Seu Ser está limpo, purificado, renovado, regenerado.

Diga em voz alta: -”Agradeço aos Seres que me guiaram e que me supervisionaram. Peço que eu continue a receber as mais altas vibrações até que meu Ser manifeste a Divina Perfeição”.

-0″Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonai Tsabaoth”. (3 vezes)

Abra seus olhos e observe o ambiente á sua volta.

Você está leve e feliz.

Levante-se e espreguice-se.

 

Iniciações à Luz – Grande Fraternidade Branca

 

“Ativar o divino em si significa manifestar a perfeição em todos os aspectos da vida. Somos co-criadores de nossa própria vida” (Tania Resende)

Por meio de aulas teóricas, iniciações e meditações guiadas,  o aluno estabelece uma conexão direta com os Mestres Ascencionados da Grande Fraternidade Branca e ativa os Raios Divinos em seu corpo energético, para permitir o uso consciente de cada um dos atributos deles.

As iniciações são feitas pelos próprios Mestres (Chohans) de cada Raio durante a meditação e têm como objetivo ativar e expandir a Divina Presença Eu Sou (Divindade Interior), para manifestar a perfeição em todos os aspectos e níveis da vida: físico, mental, emocional, espiritual.

Programa do curso

Módulo I
. Raio Violeta – Mestre Saint Germain e Porcia
. Raio Azul – Mestre El Morya e Lady Myrian
. Raio Amarelo-Dourado – Mestre Lanto e Sochee
. Raio Rosa – Mestra Rowena e Vitória
. Ativação da Chama Trina – Mestre Jesus
. Raio Branco – Mestre Serapis Bey e Isis
. Raio Verde – Hilarion e Mãe Maria
. Raio Rubi-Dourado – Mestra Nada e Jesus

Modulo II
. Raio Azul-turquesa – Mestre Kenich Ahan e Serena
. Raio Magenta – Senhora Magnus e Senhor Polaris
. Raio Dourado – Deus Ouro e Deusa Alexa
. Raio Pêssego – El Morya e Lady Myriam
. Raio Opalino – Lord Gautama e Bem-amada Consciência Divina

Duração: 13 iniciações/aulas.

Meditação com o Cubo de Metatron: nosso encontro mensal para meditar. 27 de junho / 2013

 

Se você já cursou o Workshop de Ativação do Cubo de Metatron, temos um encontro agendado:

Dia 27 de junho de 2013, quinta-feira, ás 20 h., é o dia da Meditação mensal com o Cubo de Metatron, no Anima Mundhy.

Clique aqui para conhecer a história deste trabalho no Anima Mundhy

 

O que é a Meditação com o Cubo de Metatron?

Esta é uma atividade meditativa que tem como objetivo elevar todas as células, moléculas e elétrons de todos os seus corpos, através do Cubo de Metatron.

Meditação com o Cubo de Metatron tem como pré-requisito o Workshop de Ativação do Cubo de Metatron, são encontros supervisionados e orientados por Metatron, através de canalização de Tania Resende e Marcos Simões.

Metatron: o Arcanjo Criador da Luz e do Elétron Perfeito! Grande Fraternidade Branca

 

Você conhece Metatron?

Metatron vibra como Arcanjo e atua na Grande Fraternidade Branca junto com Arcanjo Miguel e Arcanjo Melquisedeque, formando a Trindade Suprema neste Universo.

Considerado o Criador da Luz e do Elétron Perfeito, Metatron está empenhado em ancorar a Sua Energia no planeta a fim de auxiliar a Humanidade em seu caminho de evolução e ascensão.

A Luz Metatrônica apresenta um tom que se aproxima do branco-platinado, muito suave, translúcida e brilhante! Vibra tão alto, que é considerada uma das mais altas vibrações deste Universo, bem próxima à Luz do Altíssimo Criador.

Metatron vem trazendo Elétron Perfeito para a Terra, promovendo as correções necessárias na energia humana, possibilitando a restauração do DNA e do corpo físico, a fim de a Humanidade retorne à Perfeição original – o Corpo Perfeito, o Adam Kadmon.

 

Geometria Sagrada: a Linguagem de Metatron

Quanto mais elevados são os Seres, mais próximos estão da Geometria Sagrada do Universo. Atuam e comunicam-se através de imagens e formas geométricas, uma linguagem Universal para todos os Seres Crísticos do Universo, inclusive para a Humanidade.

Nos Seres Humanos, essa linguagem por imagens e formas geométricas chega através mente inconsciente, onde estão registradas as formas primordiais da Criação.

A mente humana também funciona por imagens.

Quando Metatron se comunica com a Humanidade, Ele usa imagens e figuras geométricas, a mente inconsciente capta a informação, aceita como uma Verdade Primordial e executa os comandos nelas contidos.

Desta forma Metatron consegue reativar os Códigos Divinos inseridos em todos os Seres Humanos.

 

Cubo de Metatron e a mensagem de Metatron

 

Através do Cubo de Metatron, esse elevadíssimo Arcanjo nos transmite a ideia da necessidade de cada Ser Humano acelerar a velocidade dos seus Elétrons e facilita essa aceleração quando se faz uma conexão direta com Ele dentro do Cubo de Metatron.

 

O Cubo de Metatron é considerado um Acelerador Quântico na geometria sagrada e está disponível a toda a Humanidade que queria fazer o “Salto Quântico”, a fim de que possa vibrar numa oitava acima.

 

 




Total de visitas: 155137