AURICULOTERAPIA

AURICULOTERAPIA

 

                                                 
Existem relações fisiológicas entre o pavilhão auricular e diversas partes do corpo.

 

Quando um órgão, ou parte do corpo, apresenta algum problema patológico, surge então uma alteração de sensibilidade ou de electrocondutibilidade em determinado ponto reflexo do pavilhão auricular.

 

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica de estimulação no ponto reflexo do pavilhão auricular para tratar a patologia ou o orgão.

 

O conhecimento no campo da auriculoterapia está a expandir-se e a enriquecer-se através da observação e experiências clínicas.

 

Esta terapia possui as vantagens de apresentar poucos efeitos colaterais, além de ter aplicação ampla e manipulação simples.

 

 

Algumas funções dos pontos auriculares:

 

 

 1. Coração – função tranquilizante, usado nas afecções cardiovasculares, neurasteria, falta de memória e concentração, doenças mentais, insónia, hipertensão e algumas doenças hematológicas.

 

 2. Fígado – melhora a função do fígado, vesícula biliar, estômago, visão, hepatite aguda e crónica, colestite, inflamação dos olhos, anemia, doenças do sistema digestivo e ginecológico.

 

 3. Baço – trata doenças do sistema digestivo, hemorragias, anemia, doenças hematológicas, ptoses dos órgãos (órgãos descaídos), diarreias crónicas.

 

4. Pulmão – trata essencialmente doenças respiratórias, resfriados, doenças dermatológicas.

 

5. Rins – Tonifica o corpo em geral, fortalece coluna lombar, e tonifica a medula óssea, melhora a visão e audição, patologias do sistema urinário e reprodutivo, trata também calvice e alopecia.

 

 




Total de visitas: 155173